Um processo de apuração de impostos eficiente contribui para evitar uma série de situações que poderiam ser prejudiciais para a empresa: impostos pagos em excesso, pagamento de multas e juros, dificuldade no acesso a linhas de crédito, impedimento de participar em licitações públicas e responder a processos judiciais.
As obrigações acessórias são declarações que contém o detalhamento do fato gerador dos impostos e contribuições apurados através das operações fiscais realizadas em um determinado período, devendo ser declaradas ao governo federal, estadual ou municipal de forma mensal, trimestral e anual. Trata-se de um dever administrativo com a finalidade de fornecer aos órgãos fiscalizadores informações que confirmem a legalidade das operações realizadas pela empresa.
As retenções de impostos podem antecipar uma parte dos valores que devem ser pagos pelas empresas aos órgãos públicos federais e municipais. Entre os impostos federais e municipais que podem ser retidos nos documentos fiscais estão: PIS (Programa de Integração Social); COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social); CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e o ISS (Imposto Sobre Serviços).
O Per Dcomp é um pedido eletrônico disponibilizado através de um programa da Receita Federal que poderá ser de restituição, ressarcimento ou ainda uma declaração de compensação.
Após o pedido eletrônico ser homologado pela Receita Federal, o valor poderá ser creditado diretamente na conta bancária da empresa ou compensado com débitos próprios vencidos ou a vencer.
Os principais processos de solicitação de ressarcimento ou compensação:
● Ø Ressarcimento de IPI
● Ø Saldo Negativo de IRPJ
● Ø Saldo Negativo de CSLL
● Ø Pagamento Indevido ou a Maior
● Ø PIS/Pasep Não-Cumulativo
● Ø COFINS Não-Cumulativo